quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Sansão pós moderno

Esta matéria retrata um pouco o post anterior.



Cabelo de Che será leiloado nos EUA

Mechas de cabelo de Ernesto Che Guevara cortadas pelo oficial da CIA Gustavo Villoldo serão leiloadas hoje nos Estados Unidos, informou a BBC. Elas são parte de um lote que inclui fotos de Che morto e impressões digitais recolhidas após a sua morte, na Bolívia, há 40 anos.

O leilão, que deve ocorrer em Dallas, suscitou protestos por parte dos admiradores do revolucionário argentino, que é considerado um ícone da esquerda. Já seus críticos o acusam de ter assassinado brutalmente seus inimigos. O lance mínimo para a compra do lote será de US$ 100 mil.

O leiloeiro Tom Slater alegou que Villoldo estava insatisfeito com o status de ícone que Che acabou ganhando ao longo do tempo. "Ele não gosta do fato de Che ter se tornado um ídolo e está impaciente para acabar com essa história", disse o leiloeiro.


Redação Terra


10 comentários:

  1. É a Sociedade do Espetaculo (Guy Debord) em que vivemos.

    "Nosso tempo, sem dúvida . . . prefere a imagem à coisa, a cópia ao original, a representação à realidade, a aparência ao ser. . . O que é sagrado para ele, não passa de ilusão, pois a verdade está no profano. Ou seja, à medida que decresce a verdade a ilusão aumenta, e o sagrado cresce a seus olhos de forma que o cúmulo da ilusão é também o cúmulo do sagrado."

    ResponderExcluir
  2. Para estudiosos e admiradores desse ícone da esquerda, é uma boa oportunidade para adquirir um objeto histórico. Creio que se Guevara não fosse tão importante e não incomodasse tanto os "imperialistas" da época, não teria se a preocupação em cortar mechas de seu cabelo minutos antes de sua morte.

    Abaixo, o link do "Especial 40 anos sem Che Guevara" feito pelo site vermelho:

    http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=0&codigo=25&ex=esp


    Um abraço,

    Dog.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de fazer um paralelo. Como adimirador do Che, as vezes me pergunto se vale a pena entrar no esquema massivo de idolatria da mídia e comprar camisas, chaveiros e tantos outros souvenires que são vendidos às custas do rosto de che. Não que condene isso mas é tanto cômico ver a mecha de cabelo do Che sendo leiloada, nos EUA claro, da mesma forma que fazem com a calcinha que a madona uso em tal tour, ou a luva que o michael jackson usou em tal clipe ou do do resto de lubrificante que o lennon usava com yoko... estranho.

    ResponderExcluir
  4. Acho que são duas vertentes discutíveis. O ícone e a representação simbólica que o Ernestro tem na luta pela igualdade, e a apropriação da sua imagem para popularização de marcas e produtos no capitalismo moderno.

    Na minha visão, são coisas distintas, mas pra muitos não. Infelizmente há quem diga que não gosta do "che" por causa da superexposição de sua imagem.

    É um bom debate!

    ResponderExcluir
  5. Bom, concordo que há uma vulgarização da imagem de "Che". Isso é facilmente perceptível se olharmos ao nosso redor, pois veremos camisas, bonés, chaveiros, entre outros artigos com seu rosto estampado.
    No entanto, essa banalização da "marca Che Guevara" não pode ser considerada um ponto de partida na tentativa de destruir a pessoa e os ideias de Guevara. A recente reportagem de VEJA tentou fazer justamente isso. Utilizou-se do argumento de superexposição de sua imagem com o intuito de desmistificá-lo.

    ResponderExcluir
  6. Finalmente acabaram com a censura prévia desse blog!
    Agora não precisamos mais do consentimento do moderador para vermos nossos comentários publicados.
    Viva a liberdade de expressão!
    hahahahahahahahaha....

    Um abraço,

    Dog.

    ResponderExcluir
  7. É verdade, o milani podia postar aquele video daquela paulista na passeata do cansei... pedindo a saída do CHE haUHAUHAUHUHAUH...

    e é verdade, finalmente... você le a descrição e proposta do blog. OK. comenta e....??? o comentário vai pra lista de espera. A censura tem que aprovar... imagina se o che entrasse nesse blog o que não diria, HAUhHA...falou bilani!

    ResponderExcluir
  8. Seus estúpidos. Vocês estão deturpando e confundindo moderação com censura. Pobres mentes insanas! hahahahaha...

    Mas seus pedidos foram atendidos.

    Postem à vontade.

    ResponderExcluir
  9. O DITADOR MILANI sucumbiu perante as exigências do povo!

    É isso aí!

    Abaixo a ditadura! Poder aos soviets!

    hahahahaha...

    ResponderExcluir