segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

O cara da tv!

Acabo de assistir ao Big Brother Brasil. Não há como não refletir um pouco sobre as relações humanas, tanto de quem está lá, quanto de quem acompanha pela tv.

Outra coisa inevitável pra mim, é lembrar da música "O vencedor" do Los Hermanos, que inclusive, segundo o autor, foi um pouco inspirado pelo programa.

"Olha lá quem acha que perder, é ser menor na vida. Olha lá, quem sempre quer vitória e perde a glória de chorar..."

Talvez a palavra mais dita ao longo do programa é vencedor. Não só vencedor de fato, o tal do ganhar do milhão, mas sim vencedor na vida. Vencedor por suportar o confinamento, vencedor por ter chegado ali, vencedor porque algo os espera lá fora.
Mas, será?

Quantas vezes, quando sai alguém da casa, o Pedro Bial (sic) diz:
"Vamos receber o nosso herói";
"Mesmo saindo, ele já é um vencedor".

Isso me faz refletir muito sobre as condições humanas e a relação de poder da mídia.
Afinal, qual o conceito de vencedor? Qual a dificuldade em ficar em uma casa sendo visto pelo país todo? Qual o problema de não ser um vencedor? Qual o valor da fama?
É instigante.

A vida alheia, os relacionamentos, o "espiar" atiça a curiosidade. Isso é óbvio, comprovado pelo alto índice do ibope e pelo programa estar na nona edição.
Entreterimento, afinal, serve pra isso. Correto?

Porém, alguns conceitos são distorcidos, e isso confesso, me incomoda.
E continuará incomodando, pois, enquanto durar o programa, duram os comentários. Quando acabar o programa, vem os especiais na tv, as revistas, sites e etc.
E ainda, depois do contrato terminado com a globo, ainda veremos os "nossos heróis" esgotarem os últimos suspiros de fama nos programas da redetv, discursando sobre tudo que um verdadeiro herói pode sentenciar: psicologia, culinária, relações sociais, política, medicina e qualquer coisa que dê ibope.

"Eu que já não sou assim
Muito de ganhar
Junto às mãos ao meu redor
Faço o melhor que sou capaz
Só pra viver em paz".

2 comentários:

  1. Concordo com tudo que vc está falando sobre mídia etc. Inclusive acho que o Los(er) Hermanos, são um produto da mídia tbm... com esse conceito "low profile", termina e volta. música pseudo cabeça, aquelas barbas, puta merda, eu acho um saco. Mas... quanto ao assunto do post realmente, eu acho a globo uma coisa ridícula mas quanto mais eu odeio mais percebo que a galera adora. O cara anuncia, "você não pode perder a "sua" nova novela das 8h"... e ninguém perder mesmo. Até os marmanjos mais velhos fica lá, igual dona maria depois de lavar a louça. O Bi Brother é a mesma coisa. Tanto que agora não entram mais pobres, só gente estilosa.
    Eu acho uma derrota total e prefiro ficar totalmente alienado. Fico jogando video game, vendo filmes, qualquer coisas a ver rede globo. Claro que vc uma hora ou outra assiste, principalmente se estiver sem cabo mas...

    bom ano pra vc!

    ResponderExcluir
  2. Stefano,

    também acho que o "loser" é um produto da mídia, como a maioria das bandas, cada um dentro do seu conceito e estilo, são produtos destinados a determinado público.

    A negação de algo, muitas vezes, é a própria afirmação e usurpação do mesmo.

    A novala causa isso, mas não sei, com todo interesse por trás, é dramaturgia.
    Agora o BBB, como quis relatar no post, é uma forma diferente de atrair, gerer comentários, interesses e criar mitos.
    Talvez sejamos carentes de heróis!

    Bom ano pra nós!

    ResponderExcluir