quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Todos acreditam na "imparcialidade da revista semanal"?

Nassif: diretor da 'Veja' faz da revista um factóide nas mãos de Dantas

Comentário desta quarta-feira (26) no blog de Luis Nassif reproduz um trecho da revista Veja desta semana onde a revista admite ter publicado matéria inverídica sobre as supostas contas bancárias no exterior por “figurões da República”. Nassif alerta que a revista se tornou um instrumento ativo nas disputas empresariais e jurídicas do empresário Daniel Dantas através de seu diretor de redação, Eurípedes Alcântara. O comentário de Nassif gerou polêmica na web entre internautas e o reconhecido jornalista do grupo Abril, Reinaldo Azevedo.

Leia abaixo à íntegra do comentário de Nassif.

Jornalismo da Veja

Da Veja desta semana

Em maio de 2006, Veja revelou que o banqueiro Daniel Dantas, dono do Opportunity, tinha em mãos uma lista com contas bancárias supostamente mantidas no exterior por figurões da República. Encomendada por Dantas ao americano Frank Holder, ex-espião da agência de investigações Kroll, ela seria uma evidência do enriquecimento ilícito das autoridades nela mencionadas – inclusive o próprio presidente Lula. A reportagem de Veja teve acesso à lista, sob a condição de que o nome de Dantas não fosse divulgado. Uma perícia contratada pela revista revelou, no entanto, diversas inconsistências no material, que tornaram impossível comprovar cabalmente a inexistência das contas sem ao mesmo tempo desmentir sua existência. Diante de sinais de que Dantas usava a lista como elemento de chantagem em uma disputa empresarial com fundos de pensão de estatais, Veja revelou sua existência e apontou o banqueiro como seu autor – fato, claro, negado por Dantas. Além disso, a revista enviou, na ocasião, toda a papelada que reuniu sobre as supostas contas ao procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, que, efetivamente, investigou o caso.

Comentário

Repito o que escrevi durante a semana. O contato de Veja com Daniel Dantas era e é o diretor de redação Eurípedes Alcântara.

Durante dois anos pelo menos há inúmeras evidências de que Veja foi instrumento ativo nas disputas empresariais e jurídicas do empresário. E continua nesse jogo, apesar de manobras de despiste, como essa matéria – só agora publicada, depois do fato ter ocorrido e do Blog ter chamado a atenção para as ligações entre Eurípedes e Dantas.

A estratégia do diretor de redação consiste em atacar Dantas em questões acessórias, para melhor poder apoiá-lo em temas essenciais, como a repercussão que deu a esse caso da intérprete. Depois, cercar-se de guarda-costas que atuam como fogo de barreira, para desviar o foco dele. No caso do falso dossiê, foi obrigada a revelar a fonte, porque, depois de apurada a falsificação, não havia como fugir ao tema. Mas o fez da forma mais dúbia possível.

Justamente a perda do critério jornalístico foi que transformou Veja em território livre, manobrado por Eurípedes e Mário Sabino. É como a empresa que passa a usar caixa 2 e acaba perdendo o controle sobre os atos de seus executivos, por ter aberto mão dos instrumentos formais de controle.

Quando se seguem critérios jornalísticos, basta alguma reportagem fugir do critério para acender a luz amarela. Com a perda do referencial, perdeu-se igualmente o controle e conferiu-se aos diretores o direito de matar – burlando inclusive os controles internos.

É importante que a Abril perceba esse jogo, porque o que está em questão é a própria imagem da editora. É simples pegar o fio da meada. É só juntar as matérias sobre o tema publicadas nesse período.

Repito, tudo isso foi feito em contato direto de Dantas com Eurípedes. Mas como é período natalino, vamos deixar passar as Festas para aprofundar o tema.

Agressividade

Os comentários do jornalista Luis Nassif parecem ter tocado no cerne da questão sobre a duvidosa credibilidade da revista. Nesta quarta, Reinaldo Azevedo, reconhecido defensor do grupo Civita, publicou pelo menos três comentários extremamente agressivos na tentativa de desmoralizar Nassif em seu blog. Nenhum deles, porém, toca no caso da matéria factóide plantada por Dantas ou contra-argumenta as afirmações de Nassif.

Entre os comentários de Azevedo, está o de que Nassif “é motivo de piada hoje em qualquer curso de economia. Por isso virou biógrafo de Ronan Maria Pinto”, escreveu. Outros comentários trataram de baixar ainda mais o nível em relação a Nassif. “Ele se candidatou a conselheiro econômico do governo Lula, servindo na coluna de José Dirceu, o homem que inspirou Aguinaldo Silva na novela Duas Caras”, diz Azevedo.

Em outro comentário, o jornalista remunerado pelo grupo Abril diz que Nassif “é tão ridículo, com seus delírios bisonhos de grande pensador econômico.”

Reação

Diante da polêmica, os internautas manifestaram seu repúdio a Azevedo. “Jornalista Nassif, dei uma olhada no blog do senhor Reinaldo Azevedo e fiquei chocada. Não sabia que a coisa estava nesse (baixo) nível. Lembrei-me dessa frase de Jean Jacques Rosseau : ‘As injúrias são as razões daqueles que não tem razões’”, escreveu Spassos-RJ.

Outro internauta não teve medo de rasgar críticas ao jornalista da Veja. “Fui olhar o blog do pistoleiro meliante [Reinaldo Azevedo]. É de rir-se, mas também de lamentar. Rio porque o porco não apresenta um argumento sequer. Nenhum. Só é gritaria, esculhambação, tentativa de te desqualificar. Mas o que dá engulhos, o que enoja mesmo, é que se percebe que a única maneira de ‘dialogar’ com o Lacerda carente de testosterona é concordando com ele. Não há espaço pra qualquer objeção”, escreveu João Vicente.

O mesmo internauta interrogou Nassif sobre sua simpatia ao governador tucano José Serra. “Respeito sua opinião e sei que seus motivos estão muito acima dos motivos venais que movem o Cérbero. Mesmo assim, companhia lastimável, não?”, disse João. “Estou repensando. Quem se vale de um esgoto como esse, é porque mudou muito”, respondeu Nassif.

Nenhum comentário:

Postar um comentário