segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

" O feitiço da Vila "



Em meio ao caos que foi o final de ano, consegui assistir o filme “Noel – Poeta da Vila” no cinema.(veja o trailler: http://alitania.blogspot.com/2007/11/blog-post_21.html).
O filme, do estreante diretor Ricardo Van Steen, retrata a vida e obra de um dos maiores gênios da música brasileira, Noel Rosa. Uma mistura de sutileza e dramaticidade relatam desde a vida conturbada do poeta, a criação de suas principais obras, até a morte precoce.

O elenco foi muito bem representado, com algumas pequenas exceções que, na minha opinião, não comprometem. O ator principal, Rafael Raposo, tem incrível semelhança com Noel, o que aproxima a identificação do filme com o real, além da grande interpretação de Camila Pitanga.

A fotografia é muito bem dirigida, retrata o Rio de Janeiro da época, assim como Vila Isabel, onde nasceu, cresceu e morreu o Poeta.
No elenco, vale ressaltar participações de vários músicos, como por exemplo, Wilson das Neves, sambista consagrado do Rio de Janeiro. Além de interpretar muito bem o papel de Papagaio, amigo de Noel, Wilson nos abrilhanta com sua voz inconfundível em vários trechos do filme, principalmente na cena final, brilhante.

Além disso, é possível acompanhar a relação de Noel com o que viriam ser grandes nomes da música popular brasileira, tais como Cartola, Ismael Silva, Araci de Almeida, Francisco Alves entre outros.

O filme obteve algumas importantes premiações:

- Ganhou os prêmios de Melhor Direção de Arte, Melhor Edição de Som e o Prêmio Especial "Orgulho de Ser Brasileiro", no Festival de Cinema Brasileiro de Miami;
- Ganhou o prêmio de Melhor Filme - Júri Popular, na Mostra de Tiradentes.


Vale muito a pena conferir a história deste gênio tão bem relatada neste filme.

Acessem o site oficial: http://www.noelpoetadavila.com.br/


Abraços!

Um comentário:

  1. Antes de qualquer coisa, não há dinheiro que pague um filme que nos aproxima tanto de nossa cultura como o Noel, sem dizer a personalidade e obra deste mestre do samba.
    Nem tenho tanto o que dizer depois deste post em que o Milani descreve perfeitamente o que se sente ao assistir o filme. Noel não é história, é presente e sempre será. A vontade que deu quando saí do cinema foi ir para um samba "bohemiar" até o sol raiar!

    Assistam... vale muito à pena!

    Abraços.

    ResponderExcluir