segunda-feira, 10 de março de 2008

"A injustiça podemos ver"


Jornalista relata casos de violência contra movimentos sociais no Brasil


Recentemente, a jornalista Natália Viana disponibilizou o livro-denúncia "Plantados no chão - Assassinatos políticos no Brasil hoje" (Editora Conrad, 2007) na íntegra para cópia. O livro reporta seis diferentes casos, no espaço rural e urbano, de assassinatos de militantes e pessoas ligadas a alguma luta social, durante o atual período do Estado democrático de direito. Apesar de descrever relativamente poucos casos, o livro coloca em pauta a violência da qual os diversos movimentos sociais são alvos rotineiramente.


Segundo a autora, a dificuldade inicial foi pela inexistência de definição de assassinato político, necessitando assim criá-lo. E, com a ajuda do filósofo Paulo Arantes, definiu-se como sendo a violência praticada contra aqueles que - inseridos em organizações sociais - lutam por direitos coletivos, como o passe livre, a reforma agrária, direitos trabalhistas, demarcação de território indígena, etc. Dessa forma, esse crime não só atenta contra a vida mas, no limite, contra a própria democracia, por impedir a participação política dos indivíduos.


A motivação de tal publicação foi devido a invisibilidade midiática desses casos, os quais continuam a se repetir e os responsáveis permanecem impunes. "Em plena democracia, os verdadeiros mandantes - os interesses econômicos e políticos contrariados pelas atividades das vítimas - parecem continuar poderosos e intocáveis", escreve Jan Rocha, jornalista e escritora, no prefácio do livro. Assim, essa iniciativa também visa agregar novas denúncias e casos através de um blog (http://www.conradeditora.com.br/plantados/), o qual em breve será lançado.





2 comentários:

  1. Atualmente, há também um outro tipo de violência no qual a maioria dos movimentos sociais está submetida: a violência midiática. É raro vermos algum conteúdo sobre movimento social na grande mídia. E quando há, são aqueles no canto de página, difamatórios, desmolarizadores. É preciso acabar com esse caráter elista da mídia brasileira. O conteúdo comunicativo é produzido e direcionado, essencialmente, para a elite. Movimentos Sociais, assim como assuntos que desrespeitam às classes menos favorecidas, não têm vez nos principais veículos de comunicação brasileiros! Essa é a realidade.


    Estou de volta! rsrsrs...

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. E nesse vazio que entra a "cyber informação". Blog´s são armas importantes para isso, porém se limitam a quem tem acesso a internet... enfim, discussão importante que precisa ser feita.

    Já é possível ver na rede, grandes avanços neste sentido que transcendem o "mundo virtual" e vão até outras mídias. Pode ser um sinal, um caminho.

    ResponderExcluir