sexta-feira, 19 de junho de 2009

Carta aberta ao público, e a discussão!

INDIGNADA! Considero um retrocesso a decisão do STF. E sabe o que é pior? Que ninguém parou para pensar como será dentro de 10 ou 15 anos, quando a cultura da exigência do diploma tiver acabado por completo e o resultado disso aparecer. Nossa classe desvalorizada, profissionais qualificados perdendo espaço para pseudo-jornalistas e tudo aquilo que os políticos querem: uma imprensa burra e desqualificada! Quem vai perder é a sociedade que vai ter que avaliar, notícia por notícia, o que é verdadeiro ou não, credível ou não, 'neutro' ou não, até bem redigido ou não. E dá-lhe imprensa marrom!

Diploma cercear liberdade de expressão??? Como??? No mundo comandado pela web 2.0, blogs, sites, twitter, mesmo jornais de bairro, tablóides, todas as pessoas falam, articulam, escrevem, dão opinião, comentam. Os jornais têm espaço para profissionais como engenheiros, médicos, cozinheiros escreverem. Não consigo entender é isso! Com todos esses fatos, como podem afirmar que diploma é inconstitucional!

Você sabe o que é um lead? Sabe produzir um release? Entende a diferença entre editorial, resenha, crônica e artigo? Já ouviu falar em jornalismo Gonzo ou fait divers? Tem noção de como conseguir uma boa entrevista ou mesmo reportar um momento? Você sabe como articular milhares de pensamentos e torna-los coerentes? Consegue fazer da escrita sua maneira de mudar o mundo? Você já ouviu falar na lei de ouro ou em jornalismo popular? Sabe o que é um ombudsman e se ele é ou não relevante? Já ouviu falar em copidesque? Você sabe português???????

Pelo visto quem afirmou que jornalismo não exige conhecimento técnico, apenas intelectual perdeu uma informação básica: a grade curricular do curso!

Nossa classe perdeu as pernas, mas permanecemos com nossas cabeças e corações, essas que sempre foram nossas ferramentas de trabalho!


Ana Flávia Gussen
JORNALISTA DIPLOMADA

2 comentários:

  1. Um artigo sobre o tema abordado pela carta da Ana: www.naufrago-da-utopia.blogspot.com/2009/06/diploma-dispensavel-janio-de-freitas.html

    Vale a pena ler.

    ResponderExcluir
  2. Essa Ana Flávia eh minha conterrânea e minha amiga. Gente finissima ela. Belo texto.

    ResponderExcluir